Televendas (35) 3281-1959
A Valcan define como data de validade para seus produtos em cinco anos, a contar da data de fabricação, conforme consta em nossas fichas técnicas. Para identificar a data de fabricação dos produtos Valcan basta olhar no carimbo do EPI. O lote é formado pelo mês e ano de fabricação do produto. Abaixo, descrevemos alguns dos pontos que temos que atentar quanto a validade do EPI em couro da Valcan:
Validade do Produto: é a data informada pelo fabricante ou importador e que garante que o equipamento oferece as condições de proteção e de utilização para as quais foi destinada, desde que sejam seguidas as instruções de manuseio e armazenamento informadas pela Valcan.
Vida útil do produto: é variável em função do uso e do desgaste do equipamento, nunca superior a data de validade, e para os quais o fabricante ou importador recomenda a substituição ou manutenção do EPI.
Validade do CA: é a data máxima que um fabricante ou importador pode comercializar um determinado EPI, e autoriza os empregadores a disponibilizar este mesmo EPI a seus trabalhadores.
A validade do CA deve ser observada para aquisição de EPI pelos empregadores, visto que conforme NR6, só pode ser fornecido EPI certificado pelo M.T.E. Para utilização dos produtos deve ser observada a vida útil indicada pelo fabricante, de acordo com as características dos materiais de composição, o uso a qual se destina, as limitações de utilização, as condições de armazenamento e a própria utilização. A observação desta validade de uso é do empregador que fornecerá o EPI aos seus trabalhadores.
Após o vencimento do prazo de validade do CA, previsto pelo item 6.9.1 da NR 06, ficam proibidas as ações de fabricação e comercialização de novos lotes do EPI, visto que o certificado não obteve sua renovação de validade junto ao M.T.E.
Portanto, o uso do EPI comercializado durante a validade do CA, não fica proibido, visto que na época de sua aquisição o certificado junto ao M.T.E era válido, ou seja, após a aquisição do EPI com o CA válido o empregador deve atentar-se a data de validade do produto informada pelo fabricante e não mais a validade do CA, conforme nota técnica 146/2015 CGNOR/DSST/SIT.
A Valcan não recomenda que seja feita a higienização nos seus produtos em couro, pois este processo pode alterar as características do EPI, colocando em risco a integridade física do trabalhador.
O tempo de troca do EPI pode variar de empresa para empresa, de acordo com a atividade realizada pelo trabalhador. Recomendamos que a troca seja realizada sempre que o equipamento apresente algum dano, como rasgos, furos, deformações, desgastes devido ao tempo de uso e excesso de sujeira.
Conforme a nota técnica 146/2015CGNOR/DSST/SIT se o equipamento foi adquirido pela empresa antes da data de vencimento do CA, ele pode ser utilizado, desde que seja observado a data de validade do produto informada pelo fabricante.
A estocagem do equipamento deve ser feita em local seco arejado, protegido do sol e intemperes.
O couro bovino possui camadas. A parte superficial é a que chamamos de vaqueta, que é um couro que conseguimos um melhor acabamento. Os equipamentos fabricados em vaquetas são utilizados em atividades onde o trabalhador precisa de mais tato e mobilidade para realizar as suas atividades.
Já a raspa é a segunda camada do couro, sendo um material mais áspero e com menos tato que a vaqueta. No entanto, oferece ótima proteção em atividades pesadas, tais como construção civil, serviços de soda, em estruturas metálicas, etc.